No dia 11 de Fevereiro lançamos a Linha Tri-Dosha!
Uma linha composta por 3 óleos corporais, inspirada no Ayurveda. Esta linha pretende ser uma ferramenta de autocuidado a incluir na nossa rotina diária de forma a proporcionar um momento de bem estar e de auto observação, essenciais ao nosso equilíbrio.
Cada um dos óleos foi desenvolvido tendo em conta as características especiais de cada dosha. Todos possuímos na nossa constituição os 3 doshas, como nos explica a Carolina, mas, por circunstâncias diversas, cada um de nós tem presente, por norma, de forma mais acentuada as características de um ou dois doshas.
Mas o que são os doshas?
A Carolina Nepomuceno, terapeuta Ayurveda, dá-nos algumas respostas:
“Por norma quando ouvimos falar em Ayurveda a questão que surge de imediato e com muita curiosidade é: “Qual é o meu dosha?”
Vou abordar esta questão, de uma forma muito breve, tentando simplificar a complexidade que está por trás desta resposta.
O que na verdade queremos saber é a nossa constituição, Prakriti! Na altura da conceção há vários fatores que influenciam a nossa constituição, bem como todo o processo de gravidez da nossa mãe. Todos somos constituídos pelos três doshas, cada um de nós de forma diferente, somos seres únicos e é isso que torna tudo tão interessante. De certa forma estamos a colocar-nos em “caixinhas” quando nos tentamos caracterizar com um dosha, pois duas pessoas com maior predominância do mesmo dosha poderão ter necessidades diferentes.
Sabemos que manter uma boa rotina diária promove o nosso bem-estar. Boa alimentação, exercício adequado e uma boa rotina de sono são três importantes fatores que contribuem para o nosso equilíbrio. Uma má rotina aliada, por exemplo, a um dia-a-dia stressante ou refeições mal digeridas, promove a acumulação de toxinas no nosso organismo. É, assim importante que tenhamos atenção ao nosso desequilíbrio, Vikriti, e observar como estamos e que hábitos/cuidados devemos ter.
Deixo uma breve descrição de características de cada dosha:
Vata – estrutura magra, olhos pequenos e geralmente escuros, baixo peso/dificuldade em engordar, pele e cabelo secos, mãos e pés frios, sono leve, apetite variável, discurso acelerado, criativo, flexível, impulsivo, aprende e esquece rápido…
Pitta – estrutura e peso médios, cabelo fino com tendência a grisalho, pele propensa a sardas e sinais, olhos medianos e penetrantes, sono moderado, bom apetite, sudação fácil, organizados, facilmente irritáveis com fome, frontais, concentrados, perfecionistas…
Kapha – estrutura larga, cabelo forte, olhos grandes, pele e cabelo oleosos, com resistência, apetite moderado, voz calma, sono longo e profundo, calmo, poupado, carinhoso, paciente, pode demorar a aprender novos conceitos…
É frequente apresentarmos características de diferentes dosha. As características físicas são as que mais facilmente permanecem idênticas ao longo da nossa vida, mas mesmo estas podem sofrer alterações e “camuflar” a nossa constituição. Uma forma de percebermos se nos distanciámos da nossa essência é observarmos as nossas fotografias em bebes e crianças.”
Como sei qual é o óleo mais adequado para mim?
Para além das características físicas, cada dosha tem características emocionais próprias que estão relacionadas com os elementos que regem cada um, assim:
Vata, regido pelo elemento éter e ar, é o rei do movimento, com tendência a excesso de pensamentos e um discurso acelerado, humor variável e sono irregular, facilmente pode desenvolver estados de ansiedade, nervosismo e preocupação. Tendo em atenção estas características o óleo LAVANDULA é aquele que mais se adequa para usar quando as características de Vata se encontram exacerbadas, com óleo de lavanda, gerânio e patchouli, induz a calma, reduz a ansiedade e promove o bem estar e o bom humor.
Pitta, regido pelo elemento fogo, é o rei da transformação, determinados, intensos e emotivos com um temperamento “fogoso”, propensos a acessos de raiva e agressividade em desequilíbrio, beneficiam de um óleo suave, com aroma fresco e frutado, como o CITRUS.
Kapha, regido pelo elemento terra, é o rei da estabilidade, são por norma indivíduos, calmos, estáveis, não gostam de mudanças, em desequilíbrio podem sofrer de alguma letargia e sedentarismo, beneficiam com os aromas quentes e revigorantes, como os da Canela e Gengibre presentes no óleo CINNAMOMUM.
Assim, o óleo deve ser escolhido de acordo com estado emocional em que se encontram no momento, que por norma corresponde ao dosha que se encontra em desequilíbrio. Outra forma é selecionar o aroma com o qual se identificam mais e vos faz sentir bem. Este exercício de auto observação e uma rotina de automassagem são fundamentais na promoção do bem estar diário.
Caso pretendam aprofundar um pouco mais o tema recomendo que visitem o site Koshaveda.webnode.pt onde poderão encontrar mais informações sobre o Ayurveda.
Sandra Martins
Ceo & Founder SM Cosmetology
Aromaterapeuta pelo IPN
Pós-Graduada em Cosmetologia pela FFUL